segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DICAS PARA A CRIANÇA TER MAIS PACIÊNCIA

Imagem da internet

5 MANEIRAS DE ENSINAR A CRIANÇA A TER MAIS PACIÊNCIA

 A impaciência também atrapalha a vida dos pequenos. Mas você pode cortar esse mal pela raiz. Veja como!

Foto: www.cuidardebeber.com

1. Não deixe seu filho te interromper

Em "Crianças francesas dia a dia" (Editora Fontanar), a jornalista americana Pamela Druckerman vai direto ao ponto: "não deixe seu filho interromper você". Isso faz parte do conceito-chave da criação francesa: você tem que ensinar o pequeno a ter paciência, assim como ensina o alfabeto ou a andar de bicicleta. Se, por acaso, ele te interromper, diga: "estou no meio de uma conversa, já falo com você".


2. Evite falar sobre as datas especiais

"O Natal está chegando", "Calma, logo vamos comemorar seu aniversário"... Se seu filhote é muito impaciente, o ideal é não anunciar o que vai acontecer com muita antecedência. Já com os maiores, use o calendário. Ele ajudará a entender a passagem do tempo.

Imagem da internet
3. Fuja das pequenas mentiras


No carro, seu filho pergunta a cada minuto se falta muito para chegar? Seja honesta. Não diga "é rapidinho" ou "já estamos chegando" se não for verdade. Não adianta mentir se o trajeto é longo e ainda falta muito para cumpri-lo. É muito raro um pai que nunca use desses artifícios, mas, os especialistas concordam que por mais inofensiva que pareça a mentira, isso aumentará a ansiedade da criança.

4. Demore mais para responder

Imagem da internet
Toda vez que seu filho chama, você para tudo o que está fazendo para atendê-lo naquele momento? Evite fazer isso! Demore um pouquinho para atender o desejo dele. Toda criança "testa" os pais para ver até onde pode ir. Se você não impõe limites, ela se sente dona da situação. E pode, com o tempo, apelar para a chantagem emocional. Diga com delicadeza que você não pode, por exemplo, parar de cozinhar para sentar e brincar. Mostre gentilmente que o que você está fazendo também é importante.


Imagem da internet
5. Dê o exemplo. Seja paciente!

Já ouviu o ditado "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"? Pois é, ele é mais verdadeiro do que você imagina. De que adianta pedir a seu filho esperar se você quer tudo pronto na hora? Reflita sobre isso!       



Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/ 
Texto: Aline Gomiero                                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário